Obra da Severo Dullius será entregue em 2017

Prefeito José Fortunati vistoriou andamento dos trabalhos nesta quinta-feira

Prefeito José Fortunati vistoriou andamento dos trabalhos nesta quinta-feira

O trajeto que promete facilitar a vida dos motoristas que trafegam em direção à zona Norte da Capital será entregue somente no começo de 2017. Essa é a previsão de término das obras da avenida Severo Dullius, próxima ao aeroporto Salgado Filho. Iniciada em setembro de 2015, a intervenção enfrentou entraves devido ao licenciamento ambiental e a via ficou um tempo sem poder ser acessada, devido às enchentes. A extensão total da obra é de 1,9 quilômetro, e o investimento, de R$ 69 milhões.

Na tarde desta quinta-feira, o prefeito José Fortunati vistoriou o local. Ele estima que as duas pistas, com fluxo nos dois sentidos, eliminem 30% do tráfego atual concentrado na avenida Sertório, principal via de acesso à zona Norte. “Além de ser uma área de banhado, foram encontrados três metros de profundidade de lixo. Tivemos de alterar o projeto original, modificando o traçado da obra”, comentou Fortunati. O trajeto original passava por uma parte do antigo aterro sanitário da zona Norte, tornando o projeto inviável do ponto de vista ambiental. Agora, ainda restam entraves judiciais a respeito de desapropriações entre proprietários e prefeitura. Além disso, de acordo com o secretário municipal de Obras e Viação (Smov), Mauro Zacher, a obra já alcançou um patamar que permite que eventuais chuvas ou enchentes não a atrapalhem. “Teremos condições de continuar trabalhando”, garantiu.

Atualmente, está sendo executada a base da futura via, constituída de aterro formado por rachão, geogrelha e solo importado. No local, estão sendo realizadas escavações e a preparação da base para a construção de uma das pontes, de 88 metros, que será implantada sobre o arroio Areia, junto à avenida Dique. Também será feita a retificação do arroio e a implantação de uma rede completa de macrodrenagem, constituída de galerias e tubos de concreto.

A implantação do trecho da rua Dona Alzira, que se conectará com a avenida Severo Dullius prolongada, já foi concluída. Quando terminado, o local, cuja construção é responsabilidade do consórcio formado pelas empresas Procon, CC Pavimentadora e Toniolo Busnello, contará com duas pistas com duas faixas de fluxo cada uma. No trecho, serão implantadas duas pontes, e a avenida terá uma ciclovia e um passeio de pedestres com quatro metros de largura.

 

Fonte: Jornal do Comércio (22/01/16)

Deixe seu comentário

Comentar (Obrigatório)

Utilize tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Nome (Obrigatório)
E-mail (Obrigatório)