Começa a construção da ciclovia da Erico Verissimo

Obras do trecho de cerca de 500 metros tiveram início nesta quarta-feira

17187566Teve início nesta quarta-feira a construção da ligação entre as ciclovias da Avenida Ipiranga e da Rua José do Patrocínio pela Rua Erico Verissimo, em Porto Alegre. O trecho cicloviário de cerca de 500 metros começará na Praça Garibaldi e percorrerá o canteiro central da Erico Verissimo até a Ipiranga. As obras devem durar dois meses.

O trecho, bidirecional, será construído por meio de contrapartidas da construtora Goldsztein Cyrela pelo empreendimento que está sendo erguido na Rua Avaí com a Avenida Loureiro da Silva. Haverá três semáforos — um na saída da Praça Garibaldi, outro no cruzamento com a Rua Alcides de Oliveira Gomes e no ponto em que a ciclovia chega a poucos metros da Ipiranga, com o objetivo de cruzar o corredor de ônibus da Erico.

Uma novidade é que a ciclovia não deverá ser pintada de vermelho, sendo mantido o asfalto somente com as pinturas indicativas sobre a circulação de bicicletas no local. Como a EPTC já cogitava desde o ano passado, faixas exclusivas para bicicletas apartadas do trânsito comum não deverão mais ganhar cor no piso.

O anúncio do novo trecho é um alento para ciclistas que querem ir até a Ipiranga pela região da Rua José do Patrocínio. As opções, até agora, são enfrentar o trânsito rápido de veículos no ponto onde a rua passa pela Praça Garibaldi ou o fluxo intenso da própria Erico.

Continuidade da obra é prevista ainda para este ano

A continuidade da ciclovia da Erico Verissimo entre a Ipiranga e a Rua José de Alencar é programada para ainda este ano, segundo o gerente de projetos de mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Antônio Vigna. Ele adiantou que a sequência até a José de Alencar terá vias para ciclistas dos dois lados da Erico, o que deverá eliminar vagas de estacionamento. No futuro, o braço da José de Alencar alcançará a ciclovia da Beira-Rio, fechando a ligação entre o Centro e a Zona Sul por meio da Loureiro da Silva, José do Patrocínio e Erico Verissimo.

17183896

Fonte: Zero Hora

Deixe seu comentário

Comentar (Obrigatório)

Utilize tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Nome (Obrigatório)
E-mail (Obrigatório)